domingo, 22 de abril de 2012

Denúncias de maus tratos aos animais crescem em todo o País.

Balanço foi divulgado pelo disque-denúncia 181.
Em Sorocaba (SP), foram registrados sete casos neste ano.
Viviane GonçalvesDo G1 Sorocaba e Jundiaí

 
Animal com sinais de maus tratos encontrado em abatedouro clandestino em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
 
Animal com sinais de maus tratos encontrado em
abatedouro. (Foto: Reprodução EPTV)
Os crimes de maus tratos aos animais são cada vez mais frequentes. Hoje estas ocorrências ganham espaço em todas as mídias e sensibilizam a população. Os casos mais comuns são abandono, manter animal preso por muito tempo sem comida, deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico, envenenamento, agressão física e até mutilação.
Mas estas impunidades estão cada dia mais sendo denunciadas. Um balanço divulgado recentemente mostra que a crueldade contra animais se mantém pelo quarto mês consecutivo entre as cinco denúncias mais registradas pelo Disque Denúncia 181 em todo estado. Até outubro de 2011, esse crime variava entre o oitavo e o décimo lugar do ranking do serviço, com menos de 200 denúncias. A partir de novembro, quando foram registradas 265 ligações, o crime passou à quarta colocação, e lá permanece desde então.
No último mês, foram 505 denúncias de crueldade contra animais, 101 a mais que janeiro e quase o dobro de novembro. No acumulado dos últimos quatro meses, já são 1.571 registros feitos pelo 181, sobre esse tipo de crime.

Em Sorocaba (SP), no ano de 2012, foram registradas sete ocorrências. O número é considerado pequeno, mesmo assim as autoridades acreditam que a impunidade para estes crimes poderia ser maior, caso o assunto não fosse tão divulgado. De acordo com elas, as pessoas estão tendo mais coragem de denunciar e registrar a ocorrência. O que ajudou também foi a criação de uma delegacia especializada em crimes de maus tratos contra animais, há dois anos, que funciona no 2º DP.
Penalidade
Mau tratos aos animais é considerado crime, com base no artigo 32 da lei 9.065, de 1998, no capítulo que aborda crimes contra a fauna. Segundo a lei, é proibido "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena prevista é de multa e detenção de três meses a um ano.
A dica de especialistas é para nunca deixar o animal solto em lajes sem proteção ou sozinho dentro do carro. Em locais públicos, é preferível conduzir o animal sempre com guia, evitando fuga, atropelamento e ataques.
(Correção: ao ser publicada, a reportagem informou que maus tratos aos animais era considerado uma contravenção penal, artigo 64. A informação foi retificada às 14h51.)

Grupos se organizam para cobrar mais rigor contra maus-tratos a animais

Publicado em 18.04.2012, às 15h11


498503a97968754ef8b9e5f28d149a4e.jpg

Funcionários de prédios vizinhos denunciam maus-tratos a animais usados para fazer segurança em terreno abandonado no Bairro do Recife
Foto: Sheyla Menezes/Arquivo pessoal

Alana LimaDo NE10
Por três meses, a trilha sonora na Rua Mariz e Barros, no bairro do Recife Antigo, era de um cachorro latindo. A agente marítimo Elza Sousa, que trabalha no prédio ao lado, conta que toda a vizinhança sabia do pastor alemão e se sensibilizava com a situação do animal: "Só trazem comida e água de dois em dois dias. Então, a gente que toma conta. Eu mesma trazia ração do meu cachorro, sempre tinha um que vinha e deixava alguma coisa". O cachorro é de responsabilidade do Canil Colosso que trabalha com segurança de propriedade e não é a primeira vez que os vizinhos reclamam de maus tratos contra os animais no local. Um dia antes da nossa reportagem visitar o local, a empresa retirou o cachorro quando viu que os vizinhos tiravam fotos do animal.

Em dezembro, Sheyla Menezes, que trabalha no departamento de vendas de outro prédio vizinho à propriedade, fez denúncia à polícia de maus-tratos contra outro animal - dessa vez um cachorro da raça rottweiler que chorava o dia todo: "Até o policial que trabalhava na rua colocava água e comida para ele. O lugar que eles ficam é um calabouço, não tem janela, não entra luz". Sheyla fez a denúncia em dezembro e logo em seguida entrou em férias e, quando voltou, o animal não estava mais lá. Ela não sabe se foi recolhido pela empresa, pela polícia ou se morreu. O medo é por causa de uma dedetização no prédio ao lado: "Tivemos surto de cupim e pulga. O cachorro estava em condições horríveis, muito doente e chegamos a denunciar na polícia e na Anvisa", explica uma mulher - que preferiu não se identificar - que trabalha no prédio afetado pelas pragas.
O proprietário do Canil Colosso, Marcos Aurélio, informa que a denúncia não procede: "Nós trabalhamos com os cães e não podemos mantê-los em condições desfavoráveis. Eles são alimentados todos os dias pela manhã e tomam banho a cada 15 dias. O cão foi retirado porque o imóvel está em processo de limpeza". De acordo com a empresa, até a próxima semana o animal deve voltar para o local. Para Marcos, o imóvel abandonado servia como local de prostituição, venda de drogas, banheiro e a situação não se sustenta mais por conta do animal. Sobre as queixas de falta de ventilação e de luz, declara: "Não tenho nem o que dizer, são coisas tão absurdas".


http://www.flickr.com//photos/76560706@N02/sets/72157629481862650/show/
Exposição mostra fotos de famosas contra os maus-tratos aos animais
Publicado: Segunda-feira, 16 de abril de 2012 por Jéssica Ferrari
Ação é realizada pela ONG Ampara Animal.

divulgação
Foto

Giane Albertoni e Ellen Jabour posam para fotos

Uma exposição que teve início no dia 13 de abril, em São Paulo, traz fotos em preto e branco de celebridades brasileiras que vestiram a camisa da ONG Ampara Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados), contra os maus-tratos aos animais domésticos.

Cleo Pires, Ellen Jabour, Fernanda Tavares, Paola Oliveira e Sabrina Sato são algumas das personalidades que emprestaram seus rostos para a campanha. Com elas, cães e gatos com diferentes histórias de abandono, violência e preconceito.

Ao todo, são 12 fotos com 12 temas diferentes. Além das famosas, integrantes da ONG que organiza a mostra foram “clicadas” pelo fotógrafo Jacques Dequeker.

A ONG Ampara Animal foi criada em agosto de 2010 por nove paulistanas. Elas não resgatam bichos nem mantém qualquer local para os desabrigados. O objetivo é transformar a realidade dos cães e gatos rejeitados e abandonados, para que sejam tratados com respeito e dignidade, conscientizando a população à respeito de necessidades e cuidados com os animais.

A exposição segue até o dia 22 de abril no Espaço Fashion do Shopping Iguatemi. De lá, a mostra segue para os shoppings Villa-Lobos e Higienópolis, todos em São Paulo. Doações podem ser feitas no local!

Serviço:
"Exposição Ampara Animal"
De 13 a 22 de abril
Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232)
Entrada gratuita
Ibama apreende no RS escorpiões e aranhas encomendados da Alemanha
Aracnídeos foram detectados pelo raio-x dos Correios em  Passo Fundo.
Destinatário foi multado em R$ 4,2 mil e pode pegar até um ano de prisão.

Do G1 RS

Escorpiões e aranhas são apreendidos pelo Ibama em Passo Fundo, RS (Foto: Ibama/Divulgação)

Escorpiões e aranhas são apreendidos pelo Ibama em Passo Fundo, RS (Foto: Ibama/Divulgação)
O Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu tarde desta quinta-feira (19) um pacote com uma encomenda oriunda da Alemanha, contendo oito escorpiões e três aranhas em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Os animais foram encaminhados na manhã desta sexta-feira (20) ao Centro de Triagem do Ibama, em Porto Alegre.
Aracnídeos passaram cerca de 30 dias acondicionados em pacote (Foto: Ibama/Divulgação)
Aracnídeos passaram cerca de 30 dias em pacote
(Foto: Ibama/Divulgação)
De acordo com o órgão, os aracnídeos foram importados ilegalmente, e detectados por meio do sistema de radiografia dos Correios. O destinatário do pacote, que mora no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, foi multado em 4,2 mil e o caso será encaminhado ao Ministério Público. Ele deverá responder criminalmente por introdução de espécie exótica sem autorização do órgão competente, cuja pena varia entre três meses e um ano de prisão.
Ao prestar depoimento na sede do Ibama de Passo Fundo, o suspeito afirmou que a encomenda não era destinada a ele. "Ele alegou que estaria recebendo a pedido de um amigo que está viajando. Mas segundo informações do pessoal do condomínio onde ele mora, ele teria procurando por essa caixa, perguntado ao zelador por ela. Então tinha conhecimento da vinda do pacote", afirmou ao G1 o agente ambiental federal do Ibama em Passo Fundo, Dalzir Navarini.
Segundo o agente, os aracnídeos ficaram acondicionados por cerca de 30 dias, durante o trajeto da cidade alemã de Wenden ao norte do estado. Dois escorpiões e uma aranha não resistiram e chegaram mortos ao destino final. "São animais que têm certa resistência. Eles estavam em caixas pequenas. Os colocamos em um recipiente para respirarem", afirmou.

Homem é detido em Santana do Livramento, RS, com 20 tatus mortos

Suspeito localizado na BR-293 responderá por crime ambiental, diz polícia.
PRF também apreendeu 50 mil maços de cigarro na mesma localidade.

PRF prende homem que transportava 20 tatus mortos no RS (Foto: Divulgação/PRF)
PRF prende homem que transportava 20 tatus mortos em Santana do Livramento (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20 tatus mortos por volta das 4h deste domingo (15) no quilômetro 400 da BR-293, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os animais estavam dentro de um carro que chegava ao município vindo de Quaraí. O condutor do veículo foi detido e encaminhado para o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Ele responderá em liberdade por crime ambiental.
PRF prende dois suspeitos de contrabando e apreende 50 mil maços de cigarro no RS (Foto: Divulgação/PRF)

Carro com pacotes de cigarro comprados no
Paraguai foi apreendido (Foto: Divulgação/PRF)
50 mil maços de cigarro
Em outra abordagem, foram apreendidos cerca de 50 mil maços de cigarro, no quilômetro 415 da mesma rodovia. Dois homens, de 33 e 34 anos, foram presos em flagrante por contrabando de mercadoria comprada no Paraguai e sem nota fiscal.

A polícia suspeita que o produto seria levado ao Uruguai, onde seria comercializado. Os dois homens, os veículos e a mercadoria foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal da cidade.

FONTE: G1