domingo, 17 de fevereiro de 2013


Polícia resgata dez cachorros de cativeiro no Centro do Rio

  •                                Eles estavam presos num sobrado e sofriam maus tratos
ilhotes resgatados de sobrado pela Polícia Civil. Eles eram mantidos em cativeiro O Globo / Brunno Dantas


Filhotes resgatados de sobrado pela Polícia Civil. Eles eram mantidos em cativeiro
Foto: O Globo / Brunno Dantas    


RIO - Dez cachorros, entre eles dois filhotes, foram resgatados na tarde desta sexta-feira de um cativeiro onde sofriam maus tratos no Centro do Rio. Os animais estavam presos em um sobrado localizado na Rua do Senado, próximo ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros. Denúncias anônimas levaram os policiais ao local, um espaço de cerca de dez metros quadrados onde os animais estavam sem alimento, sem água e no escuro. Alguns chegaram a comer os próprios filhotes.
Segundo a denúncia, uma mulher identificada apenas como Cleide recolhia os animais na rua e os trancava no sobrado, que precisou ser arrombado para que os bichos fossem retirados. A mulher não foi encontrada pela polícia. Os cachorros resgatados foram levados para o Centro de Triagem em Guaratiba, antigo endereço da Fazenda Modelo.
A operação de apreensão foi coordenada pelo médico veterinário Hélio Pradera, da Secretaria Especial de Promoção e Direitos dos Animais (Sepda), da Prefeitura do Rio, com apoio de policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Rio; e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), responsável pela remoção dos cães. De acordo com o veterinário, eles passarão pelo centro de triagem, receberão cuidados, serão castrados e destinados à doação.
- Os animais estavam todos com sarna, famintos e sem água. Moradores próximo disseram que muitos nasceram ali e nunca tinham visto a luz do sol - disse o médico Hélio Pradera