quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Polícia do Rio indicia por maus tratos dona de hospedaria para cães

Carolina Farias
Do UOL, no Rio
  • A cadela Branquinha aparece nesta montagem primeiro com 15 dias de vida, quando foi abrigada na hospedaria de animais Anjo de 4 Patas, no Rio; e depois com cinco meses, após ser retirada do local
    A cadela Branquinha aparece nesta montagem primeiro com 15 dias de vida, quando foi abrigada na hospedaria de animais Anjo de 4 Patas, no Rio; e depois com cinco meses, após ser retirada do local
A DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) do Rio de Janeiro indiciou por maus tratos contra cães a estudante de veterinária Monique Rocha, proprietária da hospedagem Anjos de 4 Patas, denunciada por uma instituição de proteção aos animais por deixar os bichos sem cuidados e sem comida em seu estabelecimento. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil também informou que a hospedaria não tem licença sanitária nem alvará de funcionamento e sendo assim, está funcionando de forma ilegal.
Nesta terça-feira (26), a Sepda (Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais) esteve na hospedagem, que fica no bairro Maria da Graça, na zona norte do Rio, e recolheu oito cães. Um veterinário irá fazer um exame nos animais, mas, segundo o delegado-titular da DPMA, José Fagundes de Rezende, preliminarmente já foi constatado que os animais apresentam magreza e sinais de surto de sarna.

Segundo Rezende, a proprietária da hospedagem também pode ser indiciada por estelionato, já que recebia para cuidar dos cães e aparentemente não prestava o serviço.
Além da secretaria, a proprietária de uma cadela esteve na hospedagem para retirar seu animal. Ela levou a Polícia Militar para conseguir reaver o bicho, já que Monique a impediu de vê-lo nos últimos três meses, segundo o depoimento prestado na delegacia. Além da queixa da dona do cão, o delegado também vai investigar a denúncia que partiu do Abrigo João Rosa, que no último domingo resgatou quatro cães da hospedagem Anjos de 4 Patas. Um dos cachorros morreu nesta segunda-feira (25).
"Como maus tratos é um crime de menor potencial ofensivo, não há como pedir prisão. Mas, ela não é habilitada e pegou o dinheiro para prestar o serviço e não presta, então pode ser estelionato. Vou colher todas as informações no inquérito e com esse agravante, aí sim ela pode ser presa", explicou o delegado.

Cadela Mel

Monique foi levada à delegacia pela PM depois que a proprietária da cadela cocker spaniel Mel foi até a hospedagem com os policiais. Com a polícia, a proprietária do local teve de devolver o cão à sua dona. No depoimento, a mulher disse que entregou o animal saudável. Hoje, a dona quase não reconheceu Mel, que estava praticamente sem pelos e com o corpo coberto de feridas de tanto se coçar por causa das sarnas.
A estudante de veterinária foi conduzida à delegacia e levou seu advogado. No local, segundo o depoimento, ela negou os maus tratos e disse que não pode ir à faculdade nesses dias porque vêm recebendo ameaças e sendo difamada nas redes sociais.