domingo, 10 de junho de 2012


Medidas diminuem atropelamentos de animais 

na reserva do Taim, no RS

Em alguns meses, a redução chega a 90% na comparação com 2011.
Telas de proteção e radares de velocidade ajudaram a diminuir índices.



Na semana do meio ambiente, uma boa notícia. O número de animais mortos por atropelamento na Reserva Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, diminuiu em 2012. Em alguns meses, a redução chega a 90% em comparação com o ano passado. A reserva está localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
A boa notícia veio depois de simples medidas. A tão esperada obra de colocação das telas de proteção às margens da BR-471 saiu do papel. Dos 10 km da rodovia que passam na reserva ecológica, 9 estão protegidos, evitando que os animais cruzem de um lado a outro. Além disso, dois controladores de velocidade obrigam os motoristas a respeitarem os 40 km por hora no trecho. Desde abril de 2010, 1063 animais foram mortos por atropelamento no Taim.
A reserva, que tem 33 mil hectares de banhado, abriga diversas espécies, como jacaré do papo amarelo, capivaras e tarrãs.
"A situação melhorou bastante com a instalação dos radares nos pontos de entrada e saída da estação. O telamento, embora parcial, já criou uma situação bastante positiva. Tudo isso é muito bom para a conservação da biodiversidade. Temos aqui várias espécies com risco de extinção. E também é bom para o usuário da estrada, que tem tranquilidade maior, principalmente à noite", diz o coordenador da reserva, Henrique Ilha.