domingo, 9 de dezembro de 2012


CESAR MAIA a mil por hora.

Confira a matéria publicada no jornal O POVO, sobre a reunião realizada em prol dos animais.


A partir do dia 02 de janeiro, o Município do Rio ganha um Vereador que pela sua trajetória política vai atuar e muito na vida do carioca: “CESAR MAIA”.
Aclamado como o mestre dos políticos existentes no Rio; Eduardo Paes, Guaraná, Índio da Costa e cia, Cesar Maia não se surpreende pelas traições políticas a qual sofreu, entende que a política é cíclica, mas prima a palavra nas composições firmadas.
Responsável pela nova estruturação do DEM, através de várias reuniões com líderes de diversos seguimentos que estão insatisfeitos com a gestão do atual Prefeito Eduardo Paes e seus comandados, Cesar Maia terá muito trabalho em seu mandato de Vereador, sendo um destes segmentos a Proteção Animal carioca.
Em reunião realizada em seu escritório na estrada das Canoas, Cesar Maia recebeu uma comissão de Ong´s, Protetores de Animais e médicos veterinários, que alegaram que durante os quatro anos da gestão passada, os animais do Rio foram desprezados pelo Prefeito Eduardo Paes, que tem atualmente uma Secretaria inativa, de fachada, que não se responsabiliza pelos animais.
Casos até hoje não solucionados, como foi o massacre dos Gatos do Campo de Santana, o laboratório de exames clínicos que misteriosamente a SEPDA abduziu, dentre outras denuncias graves, agora terão que ter respostas.
 Cesar Maia explicou: “Na minha gestão de Prefeito, quando criei a SEPDA (Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais), posteriormente a Fazenda Modelo e os mini centros de castração, o objetivo principal era atender aos animais abandonados do nosso Município e auxiliar diretamente aos protetores, mas como pude observar em tudo que aqui foi falado, os papéis se inverteram, a SEPDA se omitiu de suas obrigações e os protetores e que arcam financeiramente com o tratamento dos animais”.
Um dos pontos colocados em pauta pelo jornalista Américo Pessoa é a Lei Complementar 111/2011 Art. 179 XIII - criar um Centro de Triagem da Fauna Silvestre, subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para recebimento e trânsito de animais da fauna silvestre, situado preferencialmente em área afastada dos principais adensamentos urbanos,.
“Como o INEA, a DPMA e o Batalhão Florestal podem atuar em nosso Município, fazendo operações de combate ao tráfico de animais silvestres nas áreas existentes, se a Prefeitura não inclui a Fazenda Modelo nesta Lei. O único lugar que aceita os animais é o CETAS em Seropédica, local distante, que para alguns animais debilitados, devido a grande distância acabam morrendo” explicou Américo Pessoa.
Várias ações serão feitas pelo Vereador, dentre elas audiências públicas, requerimentos de informações e caso as respostas continuem ocultas, até o pedido da abertura de uma CPI poderá ser encaminhado ao Presidente da Câmara. .
A única coisa certa disso tudo é que Cesar Maia vem mais forte do que nunca e que a população carioca irá ganhar muito com seu mandato